Em cartaz desde o dia 29 de novembro no Complexo Cultural do Teatro Deodoro, a exposição “Um olhar no Cubismo Analítico” do artista visual Orlando Santos traz elementos característicos da cultura alagoana retratados nas cores e pinceladas do Cubismo, movimento artístico que teve como principais propagadores Pablo Picasso e Georges Braque. Com entrada franca, a mostra segue até o dia 27 de janeiro em Maceió.
Segundo o artista, o conceito e o objetivo da exposição é destacar como as formas do Cubismo se entrelaçam com o folclore e a cultura popular. “Figuras como o guerreiro, o cantador de viola, a cigana, o pescador, todas essas coisas do povo procurei representar para este trabalho”, revela. As 36 obras de tamanhos variados que compõe a mostra são carregadas de alagoanidade. E esses elementos casaram plasticamente com o colorido, as formas geométricas em predominância e o traço e estilo característicos de Orlando Santos.
O pintor começou a apresentar seus trabalhos na década de 1980 e tem nas cores sua principal força e vigor artístico. Estudou com o lendário Pierre Chalita e na Escola Nacional de Desenho em Porto Alegre. Desde lá, ele vem desenvolvendo um caminho em busca de seu traço “de pé descalço”, como ele próprio diz.
Em seu currículo, já se contabilizam mais de 20 exposições. “Essa mostra vem pra marcar um período de muita produção e entusiasmo na minha arte”, afirma. “Hoje eu sou cubista e trabalho com o figurativo. Estudei e pesquisei muito até conseguir encontrar minha própria identidade dentro desse estilo visual. O Cubismo é uma temática versátil, de grandiosidade e movimento muito marcante da arte. Meu trabalho é influenciado por mestres como Picasso, Portinari e Di Cavalcanti”.
EXPOSIÇÃO “UM OLHAR NO CUBISMO ANALÍTICO” DE ORLANDO SANTOS | LOCAL: Complexo Cultural do Teatro Deodoro | ENDEREÇO: Rua Barão de Maceió S/N – Centro, Maceió. | HORÁRIO: de segunda à sexta, das 8 às 18h (nas quartas de 8 às 20h). Até o dia 27 de janeiro de 2017. | ENTRADA: Gratuita. | Mais informações: (82) 3315-5665
*Observação: As obras estão disponíveis para venda.