Artes Exposições

Levy Paz homenageia Mestres alagoanos em exposição

Ao subir as escadas do Complexo Cultural do Teatro Deodoro em Maceió, o visitante dá de encontro a uma coleção de figuras que construíram e formataram a cultura alagoana. A viagem é feita através de uma das formas de arte mais populares – a caricatura. Em cartaz até o dia 22 de novembro no primeiro andar do Complexo, a exposição Mestres Alagoanos reúne 43 ilustrações feitas pelo talentoso Levy Paz, retratando grandes personalidades nascidas em Alagoas.

levy-paz

Ao subir as escadas do Complexo Cultural do Teatro Deodoro, o visitante dá de encontro a uma coleção de figuras que construíram e formataram a cultura alagoana. A viagem é feita através de uma das formas de arte mais populares – a caricatura. Em cartaz até o próximo dia 22 no primeiro andar do Complexo, a exposição Mestres Alagoanos reúne 43 ilustrações feitas pelo talentoso Levy Paz, retratando grandes personalidades nascidas em Alagoas.

levy-paz-blog-aqui-acola-1

blog-aqui-acola-levy-paz-3

O salão foi preenchido com obras que remontam a 10 anos, desde que Levy iniciou os trabalhos com esse tipo de desenho. A mostra, além de ser um painel da vida cultural do estado, é também uma coletânea documental do artista. Os desenhos retratam desde os carnavalescos do Pinto da Madrugada como Marcial Lima, Marcos Davi e os irmãos Eduardo e Braga Lyra, até os inesquecíveis mestres do folclore alagoano como Mestre Benon e Mestra Hilda, passando também por figuras como Djavan, Hermeto Pascoal e Graciliano Ramos.

15102131_1378033952207012_734084012_o

Levy Paz é um artista inventivo que se utiliza de diversas matérias e maneiras para produzir suas peças. Sua arte vai desde a caricatura até o desenho animado em computação gráfica. Utilizando a técnica mista, ele mistura materiais, estruturas e linguagens diferentes para compor suas imagens. Natural do Gama-DF, sua família ainda andou por outras cidades como Goiânia e Salvador, até desembarcar em Maceió. E foi na capital de Alagoas que sua veia artística começou a pulsar mais forte.

levy-paz-blog-aqui-acola-2

“Aqui aprendi a desenhar com técnica, ver o mundo de outra perspectiva. Aqui nesta terra, aprendi a ver o quanto é rica a nossa cultura, tornar-me profissional e traçar as linhas com exatidão. A caricatura é uma brincadeira visual, uma piada instantânea. Rir da cara do outro de forma concreta, à queima roupa, no mesmo momento em que você mexe com a vaidade alheia, com os sentimentos, as emoções que estão profundamente escondidas e que nem mesmo o espelho sonha em imaginar”, diz ele no texto de entrada da mostra.

img_20161103_175908047_hdr

Levy também promoveu uma ação social dentro da programação da exposição. O dia 1º de novembro foi marcado pela Caricatura Solidária, no qual quem levasse 2 quilos de alimentos seria contemplado com uma caricatura pessoal em preto e branco feita pelo artista. “Foi um trabalho legal, conseguimos arrecadar 20 quilos que iremos doar ao abrigo São Vicente de Paulo”, disse ele.

img_20161103_181549351_hdr

“É um tipo de trabalho em que eu me dediquei muito e essa exposição está encerrando esse ciclo”, comentou Levy. “Tenho outros projetos, com outras linguagens artísticas, inclusive. E daqui para frente irei caminhar por outras veredas”, conclui. A visitação acontece de segunda à sexta, das 8 às 18h (na quarta até as 20h) e a entrada é gratuita.

aqui-acola-levy-paz-mestres-alagoanos


ATENÇÃO!

Nesta quinta feira, 17 de novembro, levy Paz vai fazer algumas caricaturas em troca de alimentos não perecíveis, que será doado ao Abrigo São Vicente de Paulo. Para participar basta levar 2k de alimento não perecível em troca de uma caricatura em preto e branco, feita por ele. Este evento faz parte do aniversário de 106 anos do Teatro Deodoro. Somente nos horários: 16h às 18h e 19h às 21h.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: