Livros Livros de Arte

Sessão Alfarrábio Especial – indicação de 10 publicações ligadas ao universo das artes

Vindos da “Sessão Alfarrábio”, que nasceu na nossa coluna semanal do Jornal de Arapiraca, reunimos neste post indicação de 10 títulos de livros ligados ao universo das artes visuais, com publicações sobre artes plásticas, fotografia, cinema e moda.

Vindos da “Sessão Alfarrábio”, que nasceu na nossa coluna semanal do Jornal de Arapiraca, reunimos neste post indicação de 10 títulos de livros ligados ao universo das artes visuais, com publicações sobre artes plásticas, fotografia, cinema e moda. As obras podem ser adquiridas em sebos, livrarias e algumas com os próprios autores.

tudo-sobre-arte

Tudo Sobre Arte – de Farthing, Stephen; Cork e Richard

Nossa primeira indicação vai para o livro “Tudo Sobre Arte – Os Movimentos e as Obras Mais Importantes de Todos os Tempos”, de Farthing, Stephen; Cork e Richard, que traça um panorama das artes e apresenta análises detalhadas que irão facilitar sua compreensão.  Ótima opção para quem quer fazer um passeio pela evolução artística em seus mais importantes estilos e movimentos, conhecer as obras emblemáticas da pintura, da escultura, da arte conceitual e da performática.


perola-imperfeita_capa-frente_f

Pérola Imperfeita: A História e as Histórias na Obra de Adriana Varejão

Outra boa indicação de leitura é o livro “Pérola Imperfeita: A História e as Histórias na Obra de Adriana Varejão”. Na publicação, a antropóloga e historiadora Lilia Moritz Schwarcz percorre os caminhos de pesquisa e construção da obra de Adriana Varejão, tecendo um diálogo entre a apropriação da história por parte da artista e as tramas narrativas decorrentes deste fazer.  O livro, feito a quatro mãos pela artista e pela antropóloga, perpassa a colonização européia na América, a reconfiguração da tradicional azulejaria portuguesa, a miscigenação e o contato direto com a cultura Yanomami, entre muitos outros caminhos.


aqui-acola-caixa-pretaCaixa-Preta – Celso Brandão

E para os amantes da fotografia, nossa indicação vai para “Caixa-Preta”, do fotógrafo e cineasta alagoano Celso Brandão.  A obra dá conta do percurso e da imersão dele em sua terra de origem, trazendo interessantes imagens das tradições culturais vindas do artesanato, crendices locais e festas. O texto curatorial é de Pierre Devin, que pesquisa e fotografa o nordeste brasileiro desde 1998.


aqui-acola-testemunhos-do-vivartismo

Testemunhos do Vivartismo – Lincoln Villas Boas

O livro “Testemunhos do Vivartismo: escritos da intervenção cultural na Maceió-artística da pintura (1992-2004)”, organizado por Ricardo Maia com textos de Lincoln Villas Boas, apresenta pequenos relatos, porém históricos e significativos, para que o leitor entenda as influências e repercussões do movimento Vivarte na arte alagoana.


aqui-acola-maceyor-kinos

Maceyorkinos – Ricardo Maia

Já a publicação “Maceyorkinos” ganhou vida em 2013. O livro contém ensaios e críticas culturais à Maceió artística “glocalizada”, que seria a Maceió não mais provinciana dos anos 1980, mas ainda não global e inserida no cenário artístico internacional.


aqui-acola-sessao-alfarrabio-grandes-mestres

Grandes Mestres

Para quem quer conhecer um pouco mais sobre história da arte, a coleção “Grandes Mestres da Pintura” é uma ótima oportunidade. Lançados em 2007, pela Folha, a coleção conta a evolução da pintura dos últimos 500 anos, através dos pintores mais representativos deste período. Os livros são divididos em cinco partes: Abertura; O Pintor e Sua Época; Biografia; Galeria; Informação Prática. A Coleção traz livros sobre Van Gogh, Cézanne, Leonardo da Vinci, Monet, Goya, Picasso, Velázquez, Matisse, Michelangelo, Gauguin, Miró, Caravaggio, Dalí, Delacroix, Munch, Renoir, Rembrandt, Kandinsky, Degas, Klimt.


aqui-acola-ronaldo-fraga

Caderno de Roupas Memórias e Croquis

Do universo da moda nossa indicação vai a publicação “Ronaldo Fraga: Caderno de Roupas Memórias e Croquis”. O livro é resultado do interessante trabalho do estilista mineiro Ronaldo Fraga, que entrelaça à arte a moda, com suas criações inspiradas em biografias, literatura, questões culturais e análises estéticas de regiões do Brasil. O livro foi lançado pela primeira vez em 2013, em uma edição esgotada em menos de seis meses. De volta agora, em 2015, as prateleiras das livrarias, incorpora quatro novas coleções do estilista, além de oferecer ao leitor a oportunidade de acompanhar Ronaldo em seus estudos e pesquisas.


aqui-acola-ddaniela-aguilar

Ddaniela Aguilar – O segundo símbolo

E para quem quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho da artista plástica mineira Ddaniela Aguilar, nossa dica vai para o livro “Ddaniela Aquilar – O Segundo Simbolo” (2010). A obra apresenta em quase 400 páginas um rico panorama das diversas fases da artista e traz texto do conceituado artista plástico e curador Rogério Gomes.


aqui-acola-sessao-alfarrabio-tim-burton

O Estranho Mundo de Tim Burton

O estranho mundo de Tim Burton é nossa indicação vinda do universo da sétima arte. A publicação apresenta toda a originalidade de um dos maiores criadores do cinema mundial: Tim Burton! O livro é um verdadeiro almanaque com detalhes da vida e da obra do diretor de “Os fantasmas se divertem” e “Alice no país das maravilhas”.


quando-a-arte-e-genial

Quando a Arte é Genial

Para quem tem interesse em saber por que algumas obras de arte se destacam bem mais do que as outras, o livro “Quando a arte é genial” é uma ótima opção de leitura! A publicação de Andy Pankhurst e Lucinda Hawksley reúne uma seleção de 80 pinturas e esculturas extraordinárias do mundo todo e de várias épocas, analisando exatamente o que as torna tão especiais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: