Artes Exposições

Arte alagoana em vitrine no Maceió Cultural

Em meio ao turbilhão de informações visuais e olfativas do segundo piso do Maceió Shopping, as cores e formas da arte produzida em Alagoas se destacam na exposição Maceió Cultural Artes Visuais. Entre anúncios, lojas e o cheiro de pipoca vindo do cinema ao lado, os desenhos, pinturas e esculturas de grandes artistas podem ser contemplados e adquiridos pelo público até o dia 1º de março.

Em meio ao turbilhão de informações visuais e olfativas do segundo piso do Maceió Shopping, as cores e formas da arte produzida em Alagoas se destacam na exposição Maceió Cultural Artes Visuais. Entre anúncios, lojas e o cheiro de pipoca vindo do cinema ao lado, os desenhos, pinturas e esculturas de grandes artistas podem ser contemplados e adquiridos pelo público até o dia 1º de março.

IMG_20160223_152950842_HDR

A mostra começou em 23 de dezembro de 2015 no primeiro piso do shopping, mas em janeiro deste ano foi transferida para o atual espaço, que conseguiu abrigar com uma maior estrutura os trabalhos expostos. Com a organização do pintor Rosivaldo Reis, o Maceió Cultural tem como objetivo primordial mostrar a cultura artística presente na cidade e no estado. “Aqui não tivemos um trabalho de curadoria propriamente dito, mesmo porque o propósito desse trabalho também é dar oportunidade aos artistas jovens. No Maceió Cultural, o experiente e o principiante estão lado a lado”, comenta.

No espaço estão expostos os trabalhos de mais de 30 artistas, que também podem ser comprados (em dinheiro e cartão). São quadros, caricaturas feitas na hora, esculturas em diferentes materiais, desenhos, livretos de cordel, dentre outras peças. Segundo Rosivaldo, a visibilidade que os artistas ganharam com o espaço e a receptividade do público superaram as expectativas. “A iniciativa do shopping na abertura desse espaço representou um grande ganho para os artistas e a arte alagoana em geral”.

IMG_20160223_152757762_HDR

Levy Paz é um dos artistas presentes no Maceió Cultural. Natural do Distrito Federal, ele se descobriu artista quando veio para Alagoas em 1989 e conta com quatro obras na exposição, entre quadros, maquete e o desenho de caricaturas dos visitantes. “Recebi o convite do Rosivaldo, que já tem uma certa parceria comigo há algum tempo, e prontamente aceitei a oportunidade de abrilhantar esse espaço junto com os demais artistas”, afirma.

O colecionador Vânio Lopes trabalha com o mercado de artes e também expôs alguns de seus itens na mostra. Ele destacou os benefícios de um espaço como o Maceió Cultural para a cidade. “Seria muito interessante um local como esse de forma permanente aqui em Alagoas. O fluxo de pessoas aqui é excelente e quem ganha com isso são os artistas visuais”.

IMG_20160223_153011157_HDR

O local é bastante amplo e as paredes estão repletas de trabalhos artísticos de todos os tipos e categorias. O visitante se depara com inúmeras esculturas, paisagens, pinturas figurativas e abstratas, desenhos a cores e em preto e branco, vislumbrando o enorme talento e amplitude dos artistas visuais alagoanos.

Santana

O pintor Santana (nome artístico de José Maria Santana) trabalha com artes visuais há 30 anos e possui oito quadros de sua autoria nas paredes do Maceió Cultural. “Pra mim foi ótimo a abertura desse espaço, porque além da gente divulgar nosso trabalho, aqui se tornou um ponto de encontro de artistas e interessados em arte”, diz ele. “Aqui a gente fica à vontade no meio do povo, faz amizade e interage com outras pessoas, aprendendo e ensinando”, completa.

IMG_20160223_152707852_HDR

O Maceió Cultural recebe os trabalhos de artistas como Levy Paz, Santana, Fernando Lopes, Arthur Buendia, Didha Lyra, Luiz Aguiar, Beta Bastos, Marco Clécio, Miri, Tereza, Andrey Câmara, Nezinho Duda, Fernando Bismarck, Alba Correia, Marco Aurélio, Persivaldo Figueirôa, Eduardo Bastos, Chico Viveiros, Zumba, Tânia Pedrosa, Manoel Santos, Afonso, Pedro Cabral, Orlando Santos, Grinauro, Adriana Jardim, Elizeth Sartori, Liz Monteiro, Kika, Rosivaldo Reis, Gilvan Ciríaco, Viviani Duarte, Adélia Maria, Luiz Aguiar, Lili Barbosa, Axon, Gaspar Luis, Roberto Farias, Antônia Santos, Mônica Torres, Lu Azul, dentre outros.

* Texto e fotografias  de Nicollas Serafim


 

EXPOSIÇÃO MACEIÓ CULTURAL ARTES VISUAIS | LOCAL: 2º piso do Maceió Shopping, ao lado do cinema Kinoplex | ENDEREÇO: Av. Gustavo Paiva, 2990 Mangabeiras – Maceió-ALHORÁRIO DE VISITAÇÃO: Das 10 às 22 horas – até o dia 1º de março | FACEBOOK: https://www.facebook.com/artesmaceio15/

3 comentários

  1. excelente oportunidade para divulgação dos artistas e consequentemente a comercialização das obras.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: