Em nosso primeiro ano de atuação, nós do Aqui Acolá tivemos a oportunidade de conferir belíssimas exposições espalhadas pelos quatro cantos da capital alagoana. Para fazer um resgate das nossas artes visuais e também de algumas interessantes mostras de arte e cultura e artistas que nos visitaram, fizemos uma lista com as 15 mais interessantes exposições de 2015. E queremos saber sua opinião!
Cinco – Galeria Gamma
A Galeria Gamma reuniu na coletiva “CINCO” trabalhos das artistas alagoanas Eva Le Campion, Geovana Cléa e Vânia Lima; e das visitantes Bea Machado (Rio de Janeiro) e Gasediel (França). A exposição, que ficou em cartaz nos meses de outubro e novembro, apresentou diferentes olhares e técnicas representadas através de telas, tapeçarias, colagens e esculturas.
Relembre AQUI nosso post!
Razões do Coração – Galeria do Cesmac
A exposição “RAZÕES DO CORAÇÃO”, primeira individual do arquiteto, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, da UFAL, e artista plástico, Pedro Cabral, reuniu 50 trabalhos resultado de uma trajetória de 20 anos. A exposição, com curadoria de Ricardo Maia, ficou em cartaz em outubro e inicio de novembro, na Galeria de Arte Fernando Lopes (Cesmac).
Relembre AQUI nosso post!
Terra – MISA Alagoas
Trinta imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado pôde ser conferida no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). Intitulada “TERRA”, a mostra retratou o cotidiano dos trabalhadores rurais do Movimento Sem-Terra (MST), entre os anos de 1980 e 1996, em comunidades localizadas no Sul da Bahia, Norte do Pará, e na região Sul do país. A exposição ficou em cartaz nos meses de setembro e outubro.
O que me habita – Galpão 422
“O QUE ME HABITA”, terceira exposição individual de Pedro Lucena, tornou público o trabalho fascinante traduzido em 25 ilustrações autorais de corpos de mulheres tatuadas sinuando diálogo entre sexualidade e ancestralidade. A mostra ficou em cartaz nos meses de abril e março.
Relembre AQUI nosso post!
The Beatle Week Brasil – Maceió Shopping
Os fãs dos garotos de Liverpool puderam comemorar em grande estilo o aniversario de 46 anos do álbum “Abbey Road” conferindo a exposição “THE BEATLE WEEK BRASIL”, que desembarcou em Maceió, no mês de setembro. A mostra trouxe para a capital alagoana uma coleção de vinis originais ingleses, miniaturas das guitarras famosas, objetos colecionáveis, além de contar um pouco da trajetória da banda. The Beatle Week ficou em cartaz no mês de setembro no Maceió Shopping.
Relembre AQUI nosso post!
Triálogo – Galeria Gamma
Numa parceria com o Luis Maluf Art Gallery, de São Paulo, a Galeria Gamma trouxe para Maceió a mostra “TRIÁLOGO” com fotografias do músico Junior Lima, o grafite de Dalata e a pixação de Caligrapixo, numa convergência de linguagens. A mostra “Triálogo” apresentou ao público alagoano diferentes técnicas encontradas em produções nos grandes centros urbanos. A curadoria foi de Francisco Rosa e ficou em cartaz nos meses de agosto e setembro.
Relembre AQUI nosso post!
Acrilírika – Iphan Alagoas
A 5ª exposição individual da artista Marta Emília intitulada “ACRILÍRIKA” apresentou ao público telas construídas com colagem e painéis com objetos acrílicos, subvertendo a funcionalidade original destes elementos provenientes de lojas especializadas em artigos de festas. Com curadoria de Henrique Gomes, a mostra ficou em cartaz nos meses de agosto e setembro, na Casa do Patrimônio, do Iphan.
Quem é o homem do Sudário – Parque Shopping Maceió
A mostra internacional “QUEM É O HOMEM DO SUDÁRIO” ficou em cartaz no Parque Shopping, nos meses de julho e agosto, com réplicas de elementos da cristandade, cópias de relíquias sagradas; painéis com estudos e percurso histórico do lençol sepulcral; reprodução da tumba com escultura de bronze em tamanho real e um holograma em 3D criado pelo cientista holandês Petrus Soons.
Amostra Grátis – Complexo Cultural do Teatro Deodoro
A coletiva “AMOSTRA GRÁTIS” reuniu na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro 26 trabalhos dos artistas: Agélio Novaes; Alex Barbosa; Eva Cavalcante; Eva Le Campion; Hércules Mendes; Lula Nogueira; Marcus Plech; Maria Amélia Vieira; Paulo Caldas; Pedro Cabral; Solange Chalita; Tânia Pedrosa e Violeta Plech. As pinturas foram fotografadas por Pablo De Luca, plotadas em banners de proporções gigantescas e disponibilizados tanto no lado interno da galeria como também voltado para o lado de fora. A exposição ficou em cartaz nos meses de junho e agosto e a curadoria foi de Viviani Duarte e Rosivaldo Reis.
Relembre AQUI nosso post!
Fina Intervenção – Galeria do Cesmac
O fotografo argentino, naturalizado alagoano, Pablo De Luca, desafiou 15 dos nossos mais representativos artistas plásticos a intervir em imagens captadas por suas lentes. O resultado desta experiência pôde ser conferido na mostra “FINA INTERVENÇÃO”, nos meses de junho e julho, na Galeria Cesmac de Arte Fernando Lopes. A curadoria foi da Carol Gusmão. Os artistas participantes foram: Alice Barros, Agélio Novaes, Chico Simas, Dalton Costa, Denis Matos, Lula Nogueira, Maria Amélia, Rosivaldo Reis, Paulo Caldas, Pedro Lucena, Persivaldo Figuerôa, Pedro Cabral, Pedro Caetano, Salles Tenório e Suel.
Relembre AQUI nosso post!
Andeja – Complexo Cultural do Teatro Deodoro
A exposição “ANDEJA“, da artista visual Myrian Almeida, lançada em novembro e que segue até janeiro de 2016, apresenta em 30 telas a história da personagem que percorre lugares bucólicos e se reencontra através de imagens afetivas. A mostra tem curadoria de Viviani Duarte e Rosivaldo Reis.
Moira – Pinacoteca da UFAL
A individual “MOIRA”, da artista plástica Eva Le Campion, composta de pinturas em tecidos e cerâmicas, reúne obras que refletem a trajetória da artista e a construção de uma poética própria. A mostra foi lançada em novembro e segue em cartaz até janeiro de 2016, na Pinacoteca Universitária.
Lagoa – O que faço com tudo isto? – MUPA
A exposição “LAGOA – O QUE FAÇO COM TUDO ISTO?” expôs desenhos do artista visual Paulo Caldas, fotografias de Jorginho Vieira e poemas de Bento Calaça, no Museu Palácio Floriano Peixoto. A mostra teve como proposito fazer refletir a respeito do tratamento que as lagoas recebem em Alagoas, com relação à poluição e o quê se pode encontrar nas lagoas. Ficou em cartaz nos mês julho e agosto.
Arte no Prato – Galpão 422
Na mostra coletiva “ARTE NO PRATO”, da Algás, dez artistas assinaram ilustrações para 20 pratos em restaurantes do Estado, que puderam ser adquiridos nos respectivos restaurantes. O projeto foi lançado em outubro e no Galpão 422 pode ser conferido até 31 de dezembro. Participam desta iniciativa os artistas: Lula Nogueira, Pedro Lucena, Herbert Loureiro, Suel Damasceno, Weber Salles, Dalton Costa, Maria Amélia Vieira, Thales França, Rosa Piatti e Myrna Maracajá.
Velas artes – Galeria Flutuante e itinerante
A exposição itinerante “VELAS ARTES” flutuou no mar de Pajuçara e da Ponta Verde e apareceu em alguns locais de Maceió, numa homenagem aos seus 200 anos. As 15 velas, que registram elementos da cultura e história da cidade de Maceió e do Estado, foram pintadas por: Alex Barbosa, Ana Maia, Bárbara Lessa, Beto Normande, Dalton Costa, Eduardo Xavier, Juarez Orestes, Lula Nogueira, Maria Amélia Vieira, Paulo Caldas, Rogério Sarmento, Salles Tenório, Suel Damasceno, Tânia Pedrosa e Beto Leão, que hospitalizado, foi representado por uma pintura coletiva feita pelos colegas artistas. A curadoria ficou por conta da arquiteta Mirna Porto.
Relembre AQUI nosso post!
FOTO DA CAPA: A imagem que ilustra esse post é do fotografo Ailton Cruz e foi publicada na Agência Alagoas.
Todas lindas!
Uma grande iniciativa , a de selecionar as melhores exposições da cidade! Fiquei honrada de ver algumas exposições de nossa Galeria Cesmac Fernando Lopes ter sido escolhida; e de ver nomes fundamentais em outros importantes espaços , iluminando com cores e formas nossa cidade.Vera Romariz-pró-Reitora de Extensão do Cesmac e diretora da Galeria Cesmac
Uma honra estar entre as quinze.
2016 vem com novos projetos.
Um abraço aos organizadores.