Nosso 6º Guia traz um roteiro com 09 opções de passeios culturais com exposições que estão em cartaz na capital e no agreste. Diversificadas, misturam arte e gastronomia; poesia e fotografia; além da temática negra; temos também arte contemporânea feminina; a arte sacra em permanente exposição no Pierre Chalita; e as belíssimas esculturas do artista plástico Jackson Lima. Que tal uma visita?

Arte do prato | Galpão 422
Em cartaz no Galpão 422, o projeto “Arte no Prato”, da Algás, reúne ilustrações dos artistas: Lula Nogueira, Pedro Lucena, Herbert Loureiro, Suel Damasceno, Weber Salles, Dalton Costa, Maria Amélia Vieira, Thales França, Rosa Piatti e Myrna Maracajá. São 20 pratos que poderão ser adquiridos bastando para isso, consumir nos restaurantes participantes a receita criada para o projeto até o dia 30 de novembro. A exposição, no entanto, permanece até o dia 31 de dezembro, no Galpão 422, no Jaraguá, de segunda a sexta-feira, das 16h às 20h, e sábado, das 9h às 13h.

Jackson Lima | UNEAL – UFAL
O artista plástico de Limoeiro de Anadia, Jackson Lima, vai expor seus trabalhos na “Exposição Artesãos Alagoanos“, no dia 06 de novembro na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), em Arapiraca; e dia 10 de novembro, no campus da UFAL, em Maceió. Autodidata, Jackson Lima usa material reciclável, papel, plástico e madeira, para produzir suas esculturas que se assemelham com obras em ferro.

Exposição Beto e Márcia Normande | Ateliê Reinaldo Lessa
Os irmãos Beto e Márcia Normande estão com a exposição “Artes Visuais Beto Normande e Márcia Normande”, em cartaz no ateliê Reinaldo Lessa. A curadoria é da professora e arquiteta Carol Gusmão. As visitações poderão ser realizadas de segunda a sexta, de 9h às 12h e de 14h às 17horas, na Rua Barão de Jaraguá, 278, no bairro central do Jaraguá.

Palmares e Viveres | MUPA
O Museu do Palácio Floriano Peixoto recebe entre os dias 06 e 27 de novembro a exposição “Palmares e Viveres – Imagens de Heranças Vividas”, do fotógrafo Jorge Fernando Vieira. A mostra fotográfica, que tem curadoria de Marta Arruda, reúne 36 imagens, contextualizadas com inserções poético-críticas, e propõe uma reflexão quanto à sobrevivência pulsante da cultura do Quilombo dos Palmares.

Feminismo Negro Palco da História | UNEAL
Como parte das homenagens ao Mês da Consciência Negra, a Biblioteca Central do Campus I, da Uneal de Arapiraca, exibe a partir desta terça (03) a mostra itinerante “Feminismo Negro Palco da História”. A iniciativa conta a história da filósofa, historiadora e escritora brasileira, Lélia Gonzalez, ícone brasileiro da luta em defesa dos direitos dos negros e principalmente das mulheres negras. A exposição fica em cartaz até o final do mês.

Cinco | Galeria Gamma
A coletiva “CINCO” segue em cartaz até 15 deste mês na Galeria Gamma reunindo as diferentes técnicas das artistas alagoanas Eva Le Campion, Geovana Cléa e Vânia Lima; da carioca Bea Machado e da francesa Gasediel. A Gamma fica na Avenida Luiz Ramalho de Castro, 899, Jatiúca, em Maceió. Aberta à visitação as segundas-feiras: 14h às 19h; Terça, quarta e sexta-feira: 10h às 19h; quinta: 10h às 20h; sábado: 14h às 18h.

Poesia em Foco | Complexo Cultural Teatro Deodoro
A mostra Poesia em Foco – Uma visão contemporânea de Maceió prossegue aberta a visitação até 12 de dezembro, no Complexo Cultural Teatro Deodoro. A iniciativa presta uma homenagem aos 200 anos de Maceió, com imagens dos fotógrafos Ana Cristina Francisco dos Santos, Arthur Celso e Luna Gavazza; e conta com poemas gravados em áudio e versões das poesias em braile. A curadoria é dos artistas visuais Viviani Duarte e Rosivaldo Reis e os trabalhos poderão ser vistos em horário comercial.

Passagem | Pinacoteca da UFAL
A exposição “Passagem” revela o trabalho fotográfico da artista visual Renata Voss, que tem como conceito principal o movimento. A mostra é dividida em dois conjuntos: uma seleção de panoramas fragmentados e, outro, numa seleção de fotografias com diversas técnicas de processo de revelação. A visitação poderá ser feita até 13 de novembro, de segunda a sexta, das 8h às 18horas, na Pinacoteca Universitária.

Razões do Coração | Galeria do Cesmac
A exposição “Razões do Coração”, primeira individual do arquiteto e artista plástico Pedro Cabral, convida o espectador a embarcar no seu universo particular. Cada vagão contempla numa explosão de cores as razões que movem a vida. Com curadoria de Ricardo Maia, a mostra fica aberta a visitação até 09 de novembro, de segunda a sexta das 14 às 17 horas (na terça até às 20 horas), na Galeria de Arte Fernando Lopes (Cesmac), no farol, em Maceió.
EXPOSIÇÃO PERMANENTE

Museu de Arte Sacra Pierre Chalita
E a nossa indicação de exposição permanente desta edição é o Museu de Arte Sacra Pierre Chalita. Fundado em 1980, sob a denominação Museu de Arte Sacra, mantém parte da coleção particular do pintor Pierre Chalita, composta por obras provenientes do Brasil e de outros países, em que sobressai um importante núcleo de arte sacra. Nele é possível encontrar peças entre pinturas, desenhos, pratarias, estatuário, mobiliário dos séculos 17, 18 e 19. O Museu fica localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, s/n, e funciona das 08h ao meio-dia, e das 14h às 17 horas, de segunda a sexta.
EXPOSIÇÃO ACOLÁ
O Mundo de Tim Burton | Museu da Imagem de São Paulo
A megaexposição dedicada à obra de Tim Burton “O Mundo de Tim Burton” chega ao Brasil em 2016, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS), entre janeiro e abril. A mostra conta com 700 obras, entre pinturas, bonecos e storyboards, de toda a carreira do cineasta Tim Burton, incluindo objeto de cenas de filmes como “Batman” e “Alice no País das Maravilhas“. Será a grande oportunidade de conhecer de perto os universos de “Edward, Mãos de Tesoura“, “O Estranho Mundo de Jack“, “A Noiva Cadáver“, “Sweeney Todd“, e tantas outras produções marcantes do cineasta.