Livros Música

SESSÃO LEITURA | Quando o mercado editorial e musical se misturam

Inspirado na Bienal Internacional do Livro de Alagoas que trará músicos-escritores para sua 7ª edição, o Aqui Acolá apresenta uma seleção de obras que ou foram escritas por músicos ou tratam sobre música. Além disso, apresentamos neste post as obras dos artistas que visitarão Maceió em novembro.

Inspirado na Bienal Internacional do Livro de Alagoas que trará músicos-escritores para sua 7ª edição, o Aqui Acolá apresenta uma seleção de obras que ou foram escritas por músicos ou  tratam sobre música. Além disso, apresentamos neste post as obras dos artistas que visitarão Maceió em novembro.

42864495

 Elis Regina – Nada Será Como Antes


O livro “Elis Regina – Nada Será Como Antes, de Julio Maria, narra a vida de Elis desde seus primeiros dias em Porto Alegre, quando cantava ‘Fascinação’ ao lado das amigas nas escadarias de um colégio, até sua despedida trágica, aos 36 anos, quando estava prestes a, de novo, mudar tudo em sua vida. Ao todo foram quatro anos de entrevistas e pesquisas em arquivos. Pessoas importantes que até então nunca haviam se pronunciado – como dezenas de músicos que tocaram com ela.

De acordo com Ricardo Setti, esse é o primeiro registro biográfico de fôlego sobre uma personagem do showbiz nacional desde a querela deflagrada em 2013 pelo Procure Saber, grupo de medalhões da MPB – Caetano Veloso, Gilberto Gil e Chico Buarque, entre outros – que defendia a necessidade de autorização prévia dos biografados ou de seus herdeiros para que livros desse feitio fossem publicados.

ELIS REGINA – NADA SERA COMO ANTES | AUTOR: Julio Maria | IDIOMA: Português | EDITORA: Master Books | ASSUNTO: Biografia – Música | EDIÇÃO: 01 | Ano: 2015

DADO VILLA LOBOS-CAPA-MAUAD-FINAL-OK.indd

Dado Villa-Lobos – Memórias de Um Legionário


Trinta anos após o lançamento do seu primeiro disco, a lendária banda Legião Urbana tem a sua história e seus bastidores pela primeira vez contada por um de seus integrantes, o guitarrista Dado Villa-Lobos, também compositor e produtor. “Memórias de um legionário” é tudo aquilo que um fã ou mesmo um apreciador de biografias sonharia em encontrar em um livro. Relembrando a sua própria trajetória como o guitarrista da banda que, mesmo após 15 anos do seu final, ainda era a terceira que mais vendia discos da gravadora EMI no mundo, Dado, juntamente com os historiadores Felipe Demier e Romulo Mattos, dá detalhes instigantes.

Dado Villa-Lobos – Memórias de Um Legionário | Autores: Felipe Demier, Dado Villa-lobos, Romulo Mattos | IDIOMA: Português | ASSUNTO: Biografia, memória e música | EDITORA: Mauad |  EDIÇÃO: 1ª | ANO: 2015

O-livro-do-disco-Divulgação

Coleção O Livro do Disco


A coleção O Livro do Disco” traz livros que estudam grandes discos da história musical nacional e internacional, escritos por críticos, músicos, produtores e pesquisadores. Na lista, “Estudando o samba“, de Tom Zé, por Bernardo Oliveira; “A Tábua de Esmeralda“, de Jorge Bem, por Paulo da Costa e Silva;  “LadoB LadoA“, d’O Rappa, por Frederico Coelho; além de “Daydream Nation“, do Sonic Youth, por Matthew Stearns; e o homônimo “The Velvet Underground And Nico“, por Joe Harvard. OS são organizadores Frederico Coelho e Mauro Gaspar. Os discos estrangeiros são originários da coleção “33 e 1/3”, da editora americana Bloomsbury, que publicou mais de 100 livros sobre som e música. Os de artistas brasileiros foram escritos para a coleção da Cobogó.

11201865_836609323121936_7776367434387396182_n

Músicos – escritores que estarão na VII Bienal de Alagoas

Um dos mais importantes eventos do Estado, a VII edição da Bienal Internacional do Livro de Alagoas, acontece de 20 a 29 de novembro no Centro de Convenções Ruth Cardoso. Nesta edição, além dos consagrados escritores, da feira de livros, eventos e oficinas paralelos, a EDUFAL junto com suas editoras parceiras, traz para Maceió quatro cantores que migraram para o papel; são eles: Fernanda Takai, do Pato Fu; Zeca Baleiro; Thedy Corrêa, da banda Nenhum de Nós; e Gabriel o Pensador. Vamos aqui destacar em breves linhas, as obras publicadas por cada um deles.

Capa_A-Gueixa-e-o-Panda_Vermelho

FernandaTakai 


A vocalista da Banda Patu Fú, além de produzir alguns álbuns solo, enveredou também pelo mundo literário e é autora de 03 livros: o infantil “A Gueixa e o Panda Vermelho”, que conta a bela história de uma amizade improvável e mágica entre uma jovem japonesa e o raro panda-vermelho; e os livros de crônica “Nunca subestime uma mulherzinha” e “A mulher que não queria acreditar”, ambos reúnem textos confessionais e bem-humorados, nos quais a autora descreve momentos de sua vida.

Baleiro-1

 Zeca Baleiro


Assim como Fernanda Takai, Zeca Baleiro é também escritor de crônicas, além de “Rede Idiota e Outros Textos”, lançado mais recentemente em 2014, o cantor e compositor maranhense também é autor de “Bala na Agulha: Reflexões de Boteco, Pastéis de Memória e Outras Frituras” (2010); e “Vida é um Souvenir Made in Hong Kong”, este último, um songbook lúdico, também de 2010, traz canções de Zeca em forma de texto e imagem estruturas e indissociáveis.

*Confira nossa postagem sobre Rede Idiota e Outros Textos.

Thedy Corrêa


Thedy Correa é outro músico que também flerta com o universo da literatura. Estreou no mercado editorial em 2006 com o livro de poemas “Bruto”, um dos mais vendido na Feira do Livro de Porto Alegre. Em 2010, lançou o livro de crônicas “Livro de Astro-Ajuda” – título que brinca com o nome de seu blog, de onde saiu boa parte das crônicas – trata-se de um inventário de suas reflexões cotidianas.

Gabriel O Pensador


Já Gabriel O Pensador, assim como Fernanda Takai, também se aventurou na literatura infantil. Vencedor do Prêmio Jabuti, “Um Garoto Chamado Rorbeto”, foi adaptado também para o teatro, e tem sido usado por professores de todo o país como ferramenta eficaz na luta contra o bullying. O Pensador é autor ainda do livro “Diário Noturno, de 2001, que traz poemas, crônicas e memórias versando sobre fatos e curiosidades que marcaram sua vida, reflexões sobre a sociedade, o ato de criar, suas experiências como cantor e compositor, a relação familiar e com os fãs.

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: