Guia de exposições

Mostras temporárias, permanentes e nacionais são os destaques do nosso roteiro de exposições

Nossa 4ª edição do Guia de exposições Aqui Acolá traz informações sobre as amostras temporárias que estão em cartaz e os próximos lançamentos. Vamos falar ainda sobre duas exposições permanentes, que graças ao colecionismo do folclorista Théo Brandão e da artista plástica Tânia de Maya Pedrosa, possibilitam que Alagoas preserve sua memória cultural. Também demos uma espiada nas exposições nacionais e contamos tudo aqui!

Nossa 4ª edição do Guia de exposições Aqui Acolá traz informações sobre mostras temporárias que estão em cartaz e os próximos lançamentos. Vamos falar ainda sobre duas exposições permanentes, que graças ao colecionismo do folclorista Théo Brandão e da artista plástica Tânia de Maya Pedrosa, possibilitam que Alagoas preserve sua memória cultural. Também demos uma espiada nas exposições nacionais e contamos tudo aqui!

EM CARTAZ

21543021285_17d241ee05_o
Foto: Isaac Neves

Terra | MISA


Trinta imagens capturadas pelas lentes do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado podem ser conferidas até o final de outubro no Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa). Intitulada “Terra”, a mostra retrata o cotidiano dos trabalhadores rurais do Movimento Sem-Terra (MST), entre os anos de 1980 e 1996, em comunidades localizadas no Sul da Bahia, Norte do Pará, e na região Sul do país. A entrada franca.

exposio
Foto: Divulgação

Filhos deste solo | MUPA


Em cartaz no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) até o final do mês, a individual “Filhos deste Solo reúne 14 quadros da artista plástica Teresa Lima. A mostra faz parte da programação da 9ª Primavera dos Museus. A iniciativa estimula a reflexão sobre a diversidade sociocultural dos povos indígenas que vivem no país. O Mupa está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, e fica aberto para visitações de terça à sexta-feira, das 9h às 16 horas. A entrada é franca.

10562567_759635587413184_1235217351692027807_o
Foto: Divulgação

Acrilírika | Iphan-AL


A individual “Acrilírika” da artista visual alagoana Marta Emília segue até o próximo dia 30. A mostra traz um jardim elétrico construído em telas com colagem e em painéis com objetos acrílicos, subvertendo a funcionalidade original destes elementos provenientes de lojas especializadas em artigos de festas. A Curadoria é de Henrique Gomes. A Casa do Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Maceió (Iphan-Al) fica localizada na Rua Sá e Albuquerque, nº 157, no bairro de Jaraguá. Funciona de terça a domingo, das 09h às 17h, inclusive feriados. Visitação: Gratuita.

IMG_20150921_144211682_HDR
Foto: Iranei Barreto

O Brasil na Antártida e Amazônia Azul | Maceió Shopping


A II Mostra Cultural Soamar – “O Brasil na Antártica e Amazônia Azul” segue até 30 deste mês na praça central do Maceió Shopping apresentando a riqueza do nosso mar e a decisiva participação brasileira no processo de exploração científica na Antártica. Fazem parte da exposição uma maquete da nova Estação Antártica Comandante Ferraz, réplicas de pinguins em tamanho natural, manequins com vestimentas especiais usadas na Antártica, maquetes do helicóptero Esquilo, entre outras curiosidades.

nani
Foto: Viviani Duarte

Nani – Os Primeiros Passos | Arte Pajuçara


 Nani-Primeiros Passos” é abre-alas da estreante Silvana Sampaio, que adotou o nome artístico de Nani. Em cartaz no Centro Cultural Arte Pajuçara, a mostra apresenta obras em lona com tinta de tecido e geométricas, um tanto naïf. A exposição segue até o final de outubro com curadoria da artista Plástica Viviani Duarte. A visitação é gratuita.

12004728_10208015810898969_376700972190262379_n
Foto: Wellington Galvão

200 anos de Moda em Maceió | Maceió Shopping


Como parte das ações da 9ª edição da Alagoas Trend House, o Maceió Shopping recebe a mostra “200 anos de moda em Maceió” até a próxima sexta, dia 25. Homenageando os 200 anos de Maceió, a Semana de moda Alagoas tem como tema “A cidade é a passarela” e será uma mobile editon, com desfiles itinerantes e eventos em diversos pontos da capital.

LANÇAMENTOS

Martha-Araujo_-Experiencia-com-obra_Roupa-Siam--s_1984_fotografia-de-Miriam-Prado
Foto: Divulgação

Possível Impossibilidade | Galeria Gamma


Em “Possível Impossibilidade” a artista plástica alagoana Martha Araújo traz para Maceió um extrato representativo do trabalho que desenvolve desde a década de 1980, em que propõe o diálogo entre o observador e seus objetos performáticos, (roupas, especificamente macacões) que podem ser manipulados e vestidos. A exposição, que tem curadoria de Rogério Gomes, terá link com a moda – A abertura Possível Impossibilidade acontece na quarta (23), e está inserida na programação da edição 2015 da Alagoas Trend House, com desfile da marca Nidas, da estilista alagoana Paula Cox, que desponta no cenário nacional.

vitalinas-do-bouganville
Foto: Acervo de Pedro Cabral

Razões do Coração | Galeria de arte Fernando Lopes


O arquiteto e artista plástico Pedro Cabral apresenta ao público no próximo dia 08 de outubro sua primeira individual – “Razões do Coração”. A individual revela um acervo de duas décadas, períodoem que o artista aprimorou suas técnicas e conceitos através de estudos, leituras e visitas a museus. Serão 50 vibrantes telas ao estilo Cabral, que ele diz ter bebido em fontes fauvistas e nos grandes mestres Van Gogh, Picasso e Monet. A exposição fica em cartaz até 06 de novembro, Galeria de Arte Fernando Lopes (Cesmac).

12036472_10203873941567939_4491113260985804870_n
Foto: Acervo de Beta Bastos

Cor, Imagem e Memória | Fundação Pierre Chalita


Integrada à 9ª Primavera de Museus, a Fundação Pierre Chalita abre ao público nesta quarta (23) a exposição coletiva “Cor, Imagem e Memória’”, com a curadoria da professora doutora Morgana Duarte. O lançamento acontece às 19 horas, no Museu de Arte da Praça Manoel Duarte, entre a Pajuçara e o Jaraguá.

Samba-Bruno Santos2
Foto: Divulgação

Arte&Pop: do Regional à Cultura de Massa


O mercado rotativo de moda e decoração Petit March abre nesta quarta (23) a mostra coletiva “Arte&Pop: do Regional à Cultura de Massa”, que  segue até o próximo domingo (26). O evento reúne  trabalhos de  15 artistas locais, mesclando influências da cultura popular, do cinema, da música e do esporte; técnicas e estilos diversos. A curadoria  é do artista visual Lenny Lima.  Entrada franca, com visitação das 17h às 21 horas, no JTR, Rua José Pontes de Magalhães, 70, Jatiúca.

 

PERMANENTES

Graças ao colecionismo do folclorista Théo Brandão e da artista plástica Tania de Maya Pedrosa, a capital alagoana dispõe de exposições permanentes que representam um painel com preciosidades da cultura popular alagoana e nordestina.

Cópia_de_segurança_de_convite exposição a invenção da terra
Foto: Divulgação

A invenção da Terra | Iphan-AL


Intitulada “A invenção da Terra”, a mostra permanente em cartaz na sede do IPHAN em Alagoas, desde 2013, apresenta parte da coleção de arte popular da alagoana Tânia de Maya Pedrosa. Compõem a coleção peças de artistas populares de vários estados do nordeste, com diferentes bases materiais – cerâmica, madeira, pedra e sucata – e diversas técnicas produtivas, dando conta de um rico acervo que até então se mantinha fora do alcance da população.

01
Foto: Isaac Neves

Sala Brava Gente Alagoana | Museu Théo Brandão


A sala Brava Gente Alagoana busca representar o folclore local e homenagear o patrono da casa, o antropólogo e folclorista Théo Brandão (1907-1981), um obstinado pesquisador que também doou seu acervo particular com mais de mil itens e abriu as portas da instituição vinculada à Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em 1975. Brava Gente Alagoana possui paredes com fotos plotadas de Celso Brandão e uma estrutura circular em metal e vidro que expõe material pessoal do folclorista, como livros, fotos e medalhas, além de algumas cerâmicas e outras peças de artesanato.

 EXPOSIÇÕES – ACOLÁ

O nosso Guia não resistiu e deu uma espiada nas exposições que estão acontecendo no eixo Rio-São Paulo.

tumblr_static_4p6trec4r06cc8w0wo8wkgkgg
Foto: Divulgação

Frida Kahlo — Conexões entre Mulheres Surrealistas no México | no Instituto Tomie Ohtake


A exposição “Frida Kahlo — Conexões entre Mulheres Surrealistas no México” — será aberta ao público no dia 27 deste mês no Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo. Com curadoria da pesquisadora Teresa Arcq, a mostra apresenta trabalhos de Frida Kahlo e de outras artistas, como Maria Izquierdo, Remedios Varo e Lenora Carrington. A visitação será feita de terça a domingo, até 10 de janeiro de 2016. Os ingressos já podem ser adquiridos no site Ingresse.com, por R$ 10 e R$ 5. O Instituto Tomie Ohtake fica na Avenida Faria Lima 201 (Entrada pela Rua Coropés 88), Pinheiros.

HalldoCastelo
Foto: Divulgação

 Castelo Ra- TIM –Bum  | CCBB – Rio de Janeiro


A exposição “Castelo Rá-Tim-Bum” será levada ao Rio por três meses, entre os dias 12 de outubro e 11 de janeiro de 2016, no CCBB Rio de Janeiro. Inaugurada originalmente em julho de 2014 no Museu da Imagem e do Som (MIS), em São Paulo, a exposição é uma homenagem ao programa infantil da TV Cultura, que em 2014 completou 20 anos do início de sua veiculação. O visitante pode conferir peças do acervo do programa como objetos de cena, fotografias, figurinos dos personagens, além de depoimentos gravados pelos atores do elenco original.

181
Foto: Divulgação

 Caixa de Letras | Museu da Língua Portuguesa


Com a proposta de mostrar a importância das letras no dia a dia das pessoas, a exposição “Caixa de Letras” que tem como curador o professor e designer gráfico Henrique Nardi,   segue em cartaz até 25 de outubro, no Museu da Língua Portuguesa.  A mostra proporciona aos visitantes uma experiência única, com novas descobertas sobre as tipografias vistas diariamente, seja nos livros, revistas, placas de sinalização, embalagens de produtos, muros, cartazes etc. O Espaço Estação do Museu da Língua Portuguesa fica na Praça da Luz, s/n, Centro de São Paulo.


Guia de Exposições Aqui Acolá  

Queremos conhecer sua exposição! Entre em contato conosco pelo e-mail: aquiacola1@gmail.com | FONE/ WatsApp: 82 99920 6033

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: