Maceió volta a ser visitada por grandes eventos cênicos. Depois do Festival do Teatro Brasileiro, agora é a vez do FITO – Festival Internacional de Teatro de Objetos invadir os palcos da capital alagoana. As apresentações são gratuitas e acontecem a partir das 16horas, de 25 a 27 deste mês, no estacionamento do Jaraguá. O evento é patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (SESI/AL).
Desde 2009, o Festival Internacional de Teatro de Objetos passou por nove capitais brasileiras, de norte a sul do País. Fitou e foi fitado por cerca de 300 mil pessoas.
Em Maceió, a abertura do FITO acontece na próxima sexta-feira (25), as intervenções urbanas, no entanto, já estão acontecendo. Algumas bailarinas em forma de saca-rolhas espalhadas pela cidade, instigam a imaginação dos transeuntes.


Programação – Pela primeira vez em Maceió, o Festival vai reunir 130 apresentações inéditas do Brasil (espetáculos de São Paulo, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul, de Alagoas, da Bahia e de Pernambuco), França, Espanha, Argentina, Holanda, Alemanha e Noruega, envolvendo performances, intervenções musicais, exposição fotográfica, cenografia interativa e oficinas artísticas. Tudo com objetos. No fim de semana do Festival, haverá, ainda, apresentações de Tom Zé e Naná Vasconcelos.

Oficinas – Ainda como parte das ações, o FITO está com inscrições abertas para as oficinas “O Teatro de Objetos e a sua utilização”, com a professora Katy Deville, e “A Consciência do Ator na preposição da Cena”, com o professor Claudio Saltini, que ocorrerão durante a realização do evento. Poderão participar atores, autores e diretores de teatro, além de estudantes de arte cênicas e produtores que trabalhem com as diversas funções da arte dramática.


Teatro do objeto – Há quase 40 anos, seis companhias da França tiveram o impulso de olhar para o teatro de um jeito diferente. Criar, produzir e encenar espetáculos com foco absoluto nos objetos. A inspiração para a construção dos personagens vinha da sua anatomia de fábrica. No palco, as coisas ganhavam novas funções. Jogos de cena desenvolvidos a partir de metáforas, metonímias e associações de ideias. O movimento foi batizado de Teatro de Objetos.
Confira AQUI a programação completa!
* Com informações da Assessoria.