O Aqui Acolá atualizou o roteiro de exposições que estão em cartaz na capital alagoana. Do Santo Sudário de Turim ao folclore de Pedro Teixeira e Mestre Egildo Vieira, são 12 temporárias ocupando espaços comerciais e cultuais da nossa Maceió, e em sua maioria com entrada gratuita. Então, não tem desculpa! Confira nosso guia e monte seu roteiro!

Quem é o Homem do Sudário | Parque Shopping
A mostra internacional “Quem é o Homem do Sudário” segue em cartaz no Parque Shopping até 30 deste mês, com réplicas de elementos da cristandade que datam da Antiguidade, especialmente o manto com que supostamente Jesus foi coberto – o Sudário de Turim. Além das cópias de relíquias sagradas, a mostra apresenta painéis com estudos e percurso histórico do lençol sepulcral. A exposição conta ainda com reprodução da tumba com escultura de bronze em tamanho real e um holograma em 3D criado pelo cientista holandês Petrus Soons. Ingresso: 1kg de alimento não perecível.
Atemporal | Cine Arte Pajuçara
A mostra “Atemporal” do fotógrafo alagoano Tony Admond reúne imagens com temáticas diversas extraídas do cotidiano, de pessoas, paisagens, grafismos, autorretratos, celebrações e elementos religiosos. As fotos estão compostas em cores, e em preto e branco. Resultado de um trabalho de três anos, algumas destas fotografias conquistaram projeção como é o caso de ‘Baião‘, finalista do Concurso de Fotografia da Fundação Pierre Chalita; e também selecionada para compor a Coleção Gilberto Chateaubriand do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. Também compõe a exposição parte das fotografias da série ‘Quebra Xangô’, que foi premiada no II Festival de Fotografias e Filmes Etnográficos, promovido pelo Museu Théo Brandão e pela Ufal. A exposição fica até 08 de setembro, no hall do Cine Arte Pajuçara. Entrada gratuita.

Acrilírika | Iphan-AL
A individual “Acrilírika” da artista visual alagoana Marta Emília traz um jardim elétrico construído em telas com colagem e em painéis com objetos acrílicos, subvertendo a funcionalidade original destes elementos provenientes de lojas especializadas em artigos de festas. A Curadoria é de Henrique Gomes e a mostra está aberta a visitação na Casa do Patrimônio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Maceió, na Rua Sá e Albuquerque, nº 157, no bairro de Jaraguá, até 30 de setembro. O Iphan-AL funciona de terça à domingo, das 09h às 17h, inclusive feriados. Visitação: Gratuita.

Tesouros Bordados | Maceió Shopping
No mês dedicado às manifestações populares, o Maceió Shopping recebe, até o próximo dia 31, a “Exposição Tesouros Bordados”, com produções de mulheres do Litoral Norte. Os responsáveis pela curadoria são os artistas visuais, Alice Barros e Robertson Dorta. As obras foram desenvolvidas durante o “Projeto Conversando Sobre Saúde” do Sesc, que discute os problemas e soluções que poderiam ser utilizadas para melhorar as condições de saúde próprias e de toda a comunidade da região norte.

Perambulando por Alagoas | MUPA
Em cartaz no Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) até 11 de setembro, a III “Exposição Perambulando por Alagoas” reúne 70 fotos de 26 artistas profissionais e amadores numa homenagem pelos 200 anos de Maceió. A mostra retrata um pouco da arquitetura, paisagem história e cotidiano do maceoense. O Mupa está localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, Centro, e fica aberto para visitações de terça a sexta-feira, das 9h às 16h. Entrada grátis!

Triálogo | Galeria Gamma
Em cartaz na Galeria Gamma até 19 de setembro, a mostra “Triálogo” composta de fotografia, grafismo e a caligrafia da pichação, traz uma nova faceta do músico Junior Lima, aquele mesmo da dupla Sandy & Júnior. A coletiva reúne três artistas em dois segmentos: “Faces”, primeira exposição fotográfica de Junior Lima, com intervenções do artista plástico e grafiteiro Dalata, e “Um Risco” do artista/pixador Caligrapixo. A exposição pode ser vista de terça a sábado, das 9 às 19hs, na Avenida Luís Ramalho Filho, 899, Jatiúca. Entrada franca!

Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas | Pátio Maceió
O Shopping Pátio Maceió abriga a exposição “Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas”, em homenagem ao Mês do Folclore. A mostra, que permanece até o dia 31 de agosto, reúne fotos e conta um pouco da trajetória dos atuais Mestres do Patrimônio Vivo.

Folclore Agosto de: Pedro Teixeira, Egildo Vieira e Asfopal | Memorial à República
Ainda como parte das comemorações do Folclore, o Memorial à República está com a exposição “Folclore Agosto de: Pedro Teixeira, Egildo Vieira e Asfopal”, até o dia 31 de agosto. A iniciativa reúne a biografia do Mestre Egildo, do folclorista Pedro Teixeira e comemora os 30 anos da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal). O Memorial funciona de terça à sexta-feira, das 9 às 17horas, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 17horas. A entrada também é grátis.

Só Lâmina | Galeria de Artes Sesc Centro
A Galeria de Artes Sesc Centro abriga até 28 deste mês “Só Lâmina”, do artista plástico, Nuno Ramos, que expõe três trabalhos: “Só Lâmina”, “Luz Negra” e “Carolina”. Cada um deles representa e exemplifica uma dimensão importante e significativa da extensa obra do artista. Só Lâmina faz parte da intensa pesquisa que Nuno Ramos, desde os anos 80, vem desenvolvendo a respeito das possibilidades que existem para a superfície bidimensional da tela. As obras podem ser conferidas de segunda a sexta, das 12 às 18 horas.

Amostra Grátis | Complexo Cultural Teatro Deodoro
A coletiva “Amostra Grátis” segue em cartaz na Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro até o dia 31 deste mês. São 26 trabalhos de 13 artistas alagoanos representantes dos mais diversos estilos. A curadoria é de Viviani Duarte e Rosivaldo Reis. O complexo funciona de terças e quintas-feiras, das 8h às 15h; quartas-feiras, das 8h às 20horas. Entrada franca!

Sem Pose | Parque Shopping
O Parque Shopping fica até 30 deste mês com a mostra fotográfica “Sem Pose“, que tem curadoria do arquiteto Lucio Moura e apresenta painéis com uma seleção especial de 30 imagens clicadas por Felipe Camelo ao longo dos últimos dois anos.

Unidades em Deslocamento | Pinacoteca da UFAL
A Pinacoteca Universitária da UFAL está com a mostra “Unidades em Deslocamento”, da artista Cecília Walton, até 16 de setembro. Dividida em três conjuntos de trabalho: “Redução de cor”, “Mediações” e “Objetos ativos”, propõe ao espectador a continuidade da obra, oferece a liberdade que permite novas construções, acontecendo à interação a partir dos signos linguísticos presentes nas séries. O espaço está aberto à visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 18h; e aos sábados, das 9h às 13horas.
AquiAcolá sempre nos brindando com informações sobre arte e cultura. Parabéns.