Apesar da crise econômica e das intempéries da política, pelo menos nas artes o alagoano está bem servido. Contamos atualmente com exposições espalhadas pelos quatro cantos da capital, além de três lançamentos para esta semana. Com temáticas diversas e ecléticas, tem amostra para todos os gostos.

Amostra Grátis | Complexo Cultural Teatro Deodoro
Algumas destas exposições estão indo ao encontro dos transeuntes. É o caso da coletiva “Amostra Grátis”, que segue em cartaz no Complexo Cultural Teatro Deodoro até o final do mês. São 26 trabalhos de 13 artistas alagoanos representantes dos mais diversos estilos.

AEROCULT | Maceió Shopping
Os principais Centros Comerciais também estão com exposições em cartaz. No Maceió Shopping a mostra “AEROCULT” conta a história da aviação através de itens originais e exclusivos do mundo da aviação. A curadoria é do artista plástico e designer, Paulo Soláriz, e produção do publicitário e historiador Ricardo Courel. o público pode conferir até o próximo dia 19.

Sem Pose | Parque Shopping
O Parque Shopping fica até 30 deste mês com a mostra fotográfica “Sem Pose“, que tem curadoria do arquiteto Lucio Moura e apresenta painéis com uma seleção especial de 30 imagens clicadas por Felipe Camelo ao longo dos últimos dois anos.

Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas | Pátio Maceió
Já o Shopping Pátio Maceió abriga a exposição “Mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas”, em homenagem ao Mês do Folclore. A mostra, que permanece até o dia 31 de agosto, reúne fotos e conta um pouco da trajetória dos atuais Mestres do Patrimônio Vivo.

Lagoa – O que faço com tudo isto? | MUPA
Para os amantes da natureza, o Museu Palácio Floriano Peixoto (MUPA) fica até 21 deste mês com a exposição “Lagoa – O que faço com tudo isto?”. A iniciativa faz um apanhado de imagens que retratam lagoas alagoanas através de 15 desenhos de Paulo Caldas, 15 fotografias do fotógrafo Jorginho Vieira e colaborações poéticas de Bento Calaça. O Mupa está aberto à visitação de terça a sexta, das 9h às 17 horas.

Unidades em Deslocamento | Pinacoteca da UFAL
A Pinacoteca Universitária da UFAL está com a mostra “Unidades em Deslocamento”, da artista Cecília Walton, até 16 de setembro. Dividida em três conjuntos de trabalho: “Redução de cor”, “Mediações” e “Objetos ativos”, propõe ao espectador a continuidade da obra, oferece a liberdade que permite novas construções, acontecendo a interação a partir dos signos linguísticos presentes nas séries. O espaço está aberto a visitação de segunda a sexta, das 8h30 às 18h; e aos sábados, das 9h às 13horas.

Só Lâmina | Galeria de Artes Sesc Centro
A Galeria de Artes Sesc Centro abriga até 28 deste mês “Só Lâmina”, do artista plástico, Nuno Ramos, que expõe três trabalhos: “Só Lâmina”, “Luz Negra” e “Carolina”. Cada um deles representa e exemplifica uma dimensão importante e significativa da extensa obra do artista. Só Lâmina faz parte da intensa pesquisa que Nuno Ramos, desde os anos 80, vem desenvolvendo a respeito das possibilidades que existem para a superfície bidimensional da tela. As obras podem ser conferidas de segunda a sexta, das 12 às 18 horas.
Estreias

1º Salão Alagoano de Arte Sobre Direitos Humanos | Pierre Chalita
Nesta segunda, dia 17, o Museu Pierre Chalita recebe o “1º Salão Alagoano de Arte Sobre Direitos Humanos”, que busca através de trabalhos artísticos suscitar uma discussão na sociedade alagoana dentro da abrangência dos Direitos Humanos. Com temáticas etnias, LGBT, mulher, criança, adolescente e pessoa com deficiência, as obras estarão representadas através de ilustrações, pinturas, fotografias, grafismos e colagens. A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos.

Folclore Agosto de: Pedro Teixeira, Egildo Vieira e Asfopal | Memorial à República
Ainda como parte das comemorações do Folclore, o Memorial à República recebe a exposição “Folclore Agosto de: Pedro Teixeira, Egildo Vieira e Asfopal”, a partir da próxima terça (18) e segue até o dia 31 de agosto. A iniciativa reúne a biografia do Mestre Egildo, do folclorista Pedro Teixeira e comemora os 30 anos da Associação dos Folguedos Populares de Alagoas (Asfopal). O Memorial funciona de terça à sexta-feira, das 9 às 17horas, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 17horas.

Triálogo | Galeria Gamma
E na próxima quinta, dia 20, entra em cartaz na Galeria Gamma a mostra “Triálogo” composta de fotografia, grafismo e a caligrafia da pixação. A coletiva reúne três artistas em dois segmentos: “Faces”, primeira exposição fotográfica do músico Junior Lima, com intervenções do artista plástico e grafiteiro Dalata, e “Um Risco” do artista/pixador Caligrapixo. A exposição segue até 20 de setembro e pode ser vista de terça a sábado, das 9 às 19hs, na Avenida Luís Ramalho Filho, 899, Jatiúca.