Artes Exposições

“Amostra Grátis” democratiza trabalhos de renomados artistas alagoanos

Complexo Cultural Teatro Deodoro acolhe até 17 de agosto a exposição “Amostra Grátis”, reunindo trabalhos de 13 artistas alagoanos. Ultrapassando os limites do habitual, a coletiva promove o encontro do olhar distraído do transeunte com 26 trabalhos de artistas representantes dos mais diversos estilos.

11391580_10203106292778780_7986141853446597462_n

Aquela velha música de Milton Nascimento que diz que “Todo artista tem de ir aonde o povo está” faz todo sentido quando passamos pela Praça Marechal Deodoro  no movimentado Centro de Maceió.  É que o belíssimo Complexo Cultural Teatro Deodoro acolhe até 17 de agosto a exposição “Amostra Grátis”, reunindo trabalhos de 13 artistas alagoanos.

Ultrapassando os limites do habitual, a coletiva promove o encontro do olhar distraído  do transeunte com 26 trabalhos de artistas representantes dos mais diversos estilos. A arquitetura contemporânea do novo equipamento cultural e sua fachada de vidro possibilita ver as obras sem precisar entrar no prédio da Galeria. Mas quem quiser entrar, vai sair de lá com cartões postais das obras.

19159089741_59275e1631_o

O Aqui Acolá foi conferir de perto a exposição e bater um papo com os curadores da Amostra. Confira aqui entrevista com Viviani Duarte, que explica como surgiu a ideia dessa montagem.

A exposição conta com obras de Agélio Novaes; Alex Barbosa; Eva Cavalcante; Eva Le Campion; Hércules Mendes; Lula Nogueira; Marcus Plech; Maria Amélia Vieira; Paulo Caldas; Pedro Cabral; Solange Chalita; Tânia Pedrosa e Violeta Plech. As pinturas foram fotografadas por Pablo De Luca, plotadas em banners de proporções gigantescas e disponibilizados tanto no lado interno da galeria como também voltado para o lado de fora.

Parte dos artistas que estão presentes na Amostra, os curadores  Viviani Duarte e Rosivaldo Reis, o fotografo Pablo De Luca e representantes da Secult. Crédito da imagem: Divulgação
Lançamento – Parte dos artistas  presentes na Amostra, os curadores Viviani Duarte e Rosivaldo Reis, o fotografo Pablo De Luca e representantes da Secult. Crédito da imagem: Divulgação

18968016478_a513e04bdd_o

Nesta entrevista o curador e idealizador da coletiva, Rosivaldo Reis, fala sobre o processo de criação e democratização da arte. Acompanhe!

Além de popularizar as obras para um público que pouco frequenta espaços culturais, a exposição promove também o encontro das mais diferentes estéticas. Viviani Duarte fala sobre o trabalho de cada artista. Ouça!

A coletiva é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal). Conta ainda com o apoio do Sesc-AL, da Poligraf, da Conexão e da Santo Orégano Pizzas e Massas. Viviani Duarte explica como se deu o convite para a realização deste trabalho.  Escute!

Paralelo à exposição, haverá um programação com atividades realizadas no próprio Complexo Cultural com palestra sobre arte contemporânea, um colóquio com todos os artistas participantes, além de oficinas voltadas para o público infantil. Confira o convite dos curadores!


EXPOSIÇÃO AMOSTRA GRÁTIS | LOCAL: Galeria de Artes do Complexo Cultural Teatro Deodoro | ENDEREÇO: Praça Marechal Deodoro S/N Centro | HORÁRIOS: terças e quintas-feiras, das 8h às 15h; quartas-feiras, das 8h às 20h| DATA: até 17 de agosto | CONTATO: 3315-5651.

Confira ensaio fotográfico da exposição assinado pelo jornalista e fotografo Isaac Neves no nosso  Flickr! 

2 comentários

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: