Artes Dança

“Cazuza, O Musical” tem curta temporada em Maceió

Finalmente chega a Maceió, neste final de semana, para curta temporada o tão esperado "Cazuza -Pro Dia Nascer Feliz, O Musical", que será apresentado no Teatro Gustavo Leite, nos dias 16 e 17. O espetáculo conta uma das trajetórias mais impressionantes da música brasileira, recriada pela primeira vez nos palcos.

Finalmente chega a Maceió, neste final de semana para curta temporada, o tão esperado “Cazuza -Pro Dia Nascer Feliz, O Musical”,  que será apresentado no Teatro Gustavo Leite, nos dias 16 e 17.  O espetáculo conta uma das trajetórias mais impressionantes da música brasileira, recriada pela primeira vez nos palcos.

cazuza
Morto em 1990, aos 32 anos, no auge da carreira, Cazuza foi alçado a precoce e definitivo mito no imaginário brasileiro, chamado de o poeta máximo. Deixou em apenas 08 anos de carreira, 126 composições gravadas, e mais de 60 canções inéditas.

O Musical

Com direção de João Fonseca, que também fez Tim Maia – Vale tudo, o Musical; e texto de Aloisio de Abreu, a peça reúne alguns dos maiores clássicos de Cazuza, e traz também algumas de suas canções que ficaram conhecidas nas vozes de outros intérpretes, como “Malandragem” e “Poema”, eternizadas por Cássia Eller e Ney Matogrosso.

A montagem, consagrada como melhor musical, melhor direção e melhor ator de Musical, conta a curta e intensa trajetória de Cazuza através das letras e da sua poesia.

As cenas ganham movimento a partir dos momentos de virada na carreira e na vida do cantor: a descoberta do teatro, o gosto pelo rock, o momento em que resolve cantar, montar uma banda, se profissionalizar, o estouro, as brigas, a mudança no estilo de sua obra, o estrelato solo, a descoberta da doença, a urgência poética no fim das forças.

Com duas horas e meia de duração, a peça tem dois atos bem distintos: o primeiro é leve e divertido como o jovem astro em ascensão.O segundo ato é marcado pela decadência física causada pela Aids, doença que o mataria, e o aumento dos excessos e da agressividade.

13275308

“Procuramos ser sensíveis na abordagem desse período”, diz Fonseca. “Mas o espetáculo tem um tom bem-humorado, pela própria personalidade do Cazuza, que tratava a doença sem grandes dramas.”

Segundo o crítico Miguel Arcanjo Prado, a peça é mais próxima de Cazuza do que o filme Cazuza – O Tempo Não Para, de 2004, dirigido por Sandra Werneck e Walter Carvalho.

“Pelo menos a obra teatral não dá chá de sumiço em Ney Matogrosso, figura essencial na vida e na trajetória artística de Cazuza, como o longa-metragem fez. Na peça, Ney aparece interpretado com competência e charme por Fabiano Medeiros.”, destaca Arcanjo.

Elenco

unnaddddmed

O musical é protagonizado pelo músico e ator Emílio Dantas.

 “Se a Lucinha não dissesse ok, eu pegava minhas coisas e ia embora. A minha satisfação maior é ver uma mãe feliz com essa representação”, confessou o ator durante entrevista ao Programa Jô.

“Achei que ninguém fosse interpretar Cazuza melhor que o Daniel, mas o Emilio Dantas faz tão bem quanto, são trabalhos diferente. Eu estava no teste deles, e ele errou o texto e a música, mas tinha algo de especial. É um fenômeno”, destacou Lucinha Araújo, durante estreia do musical.

11185729_979228272110311_2068830206_n

o ex-namorado do cantor, Sergio Maciel, também foi conferir o musical. Se emocionou e também elogiou a atuação de Emílio Dantas.

 “Nunca vi nada igual. O Daniel de Oliveira no filme era incrível também, mas o filme está numa tela e teatro está aqui na sua cara. E não é só cantando. É quando ele fala. A voz dele é igual. Igual. Literalmente”, declarou.

O elenco traz também Stella Rodrigues, Marcelo Várzea, André Dias, Fabiano Medeiros, Brenda Nadler, Arthur Ienzura, Igor Miranda, André Vieri, Marcelo Ferrari, Dezo Mota, Sheila Matos, Carol Dezani, Oscar Fabião,Osmar Silveira, Philipe Carneiro e Carlo Leça completam a escalação, dando vida a nomes como  Lucinha e João Araújo, Ney Matogrosso, Bebel Gilberto, Frejat, Caetano Veloso, Dé Palmeira, entre vários outros personagens que gravitaram no universo de Cazuza.

Depoimentos

Além das biografias, Abreu se baseou em conversas com Lucinha Araújo, com o namorado de Cazuza, Serginho Maciel, e com amigos como Roberto Frejat e Ney Matogrosso –todos retratados em cena. Confira alguns destes depoimentos.


Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, o Musical | Data: 16 e 17 de maio | Local: Teatro Gustavo Leite – Centro de Convenções de Maceió| Contato: 3235-5301 / 9925-7310 | Informações: http://suechamusca.com.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: