Em comemoração ao Mês do Teatro Alagoano, a Associação Teatral das Alagoas (ATA) está em cartaz, durante este mês, no Centro Cultural Arte Pajuçara com a peça “A Terra do Lêdo Ivo”, às sextas-feiras, sempre às 20 horas. O Aqui Acolá foi conferir o ensaio e conversar com Ronaldo de Andrade, ator veterano, presidente da ATA, exímio conhecedor e militante do teatro alagoano, que vive Lêdo Ivo no palco.
O ESPETÁCULO
A montagem teatral A Terra do Lêdo Ivo estreou em 2014, durante o projeto Palco Aberto, na ocasião do aniversário de 104 anos do Teatro Deodoro. Adaptado e interpretado por Ronaldo de Andrade, a peça compila poemas e textos do grande poeta alagoano Lêdo Ivo, falecido em 2012. Em entrevista, Ronaldo de Andrade fala sobre a montagem teatral .Confira!
LÊDO IVO
O jornalista Lêdo Ivo, foi também escritor de prosa e verso. Nasceu em Maceió, no dia 18 de fevereiro de 1924. Faleceu no dia 23 de dezembro de 2012, aos 88 anos, na Espanha.
O ensaísta alagoano é considerado uma das figuras de maior destaque na moderna literatura brasileira, notadamente na poesia. Seu romance Ninho de cobras (1973) foi traduzido para o inglês e dinamarquês. No México, saíram várias coletâneas de seus poemas, em Lima, Peru, foi editada uma antologia, “Poemas”, e na Espanha saiu a antologia “La moneda perdida”.
Lêdo Ivo era membro da Academia Brasileira de Letras, eleito em 13 de novembro de 1986 para ocupar a cadeira 10, sucedendo o escritor Orígenes Lessa.
Ronaldo de Andrade fala da emoção de interpretar o poeta maceioense no teatro. Acompanhe o relato!
ELENCO E PRODUÇÃO
Além de Ronaldo de Andrade, trabalham em A Terra do Lêdo Ivo, os atores Wellington Lira, que substituiu Petrúcio Trindade, André Lins, Monique Dantas e Lindianne Heliomarie, que junto com Juliana Teles, é responsável também pela iluminação; sonoplastia de Jefferson; Rivaldo Lisboa na assistência de direção. A direção musical é do cantor e compositor Mácleim; o figurino, os adereços, a cenografia e a arte gráfica, do artista plástico Agélio Novaes.
PROGRAMAÇÃO DA ATA
Fora a temporada teatral no Centro Cultural Arte Pajuçara, a ATA preparou uma programação especial dedicada ao Mês do Teatro Alagoano, com a tradicional homenagem a atriz Linda Mascarenhas e publicação de uma revista. Saiba mais!
TEATRO ALAGOANO
O Dia do Teatro Alagoano foi instituído em homenagem a atriz Linda Mascarenhas. Todos os anos sua história de dedicação, trabalho, e amor ao teatro local são rememorados no dia de seu nascimento, 14 de maio. Não apenas na data, mas durante todo o mês de maio, Maceió conta com uma agenda teatral bastante movimentada com apresentações e espetáculos locais e nacionais. Mas qual a atual situação do teatro alagoano no resto do ano.
Na entrevista, Ronaldo de Andrade faz um breve relato sobre o nosso teatro.Ouça!
Não é de hoje que o teatro alagoano procura se profissionalizar e nesta busca árdua, constante e muitas vezes solitária algumas conquistas foram de fundamental importância. Neste bate-papo, Ronaldo de Andrade aponta algumas boas iniciativas.
Andrade destaca ainda a importância de uma ação mais efetiva do poder público. Confira!
A Terra de Ledo Ivo | LOCAL: Centro Cultural Arte Pajuçara | QUANDO: Todas às sextas-feiras | HORÁRIO: sempre às 20h | CONTATO: 3241 1880 |INGRESSOS: 30 e 15 reais. BLOG: associacaoteatraldasalagoas.blogspot.com.br