Teatro

“A Terra do Lêdo Ivo” em temporada no Centro Cultural Arte Pajuçara

Em comemoração ao Mês do Teatro Alagoano, a Associação Teatral das Alagoas (ATA) está em cartaz durante este mês no Centro Cultural Arte Pajuçara com a peça “A Terra do Lêdo Ivo”, às sextas-feiras, sempre às 20h. O Aqui Acolá foi conferir o ensaio e conversar com Ronaldo de Andrade, ator veterano, presidente da ATA, exímio conhecedor e militante do teatro alagoano, que vive Lêdo Ivo no palco.

 

Em comemoração ao Mês do Teatro Alagoano, a Associação Teatral das Alagoas (ATA) está em cartaz, durante este mês, no Centro Cultural Arte Pajuçara com a peça “A Terra do Lêdo Ivo”, às sextas-feiras, sempre às 20 horas. O Aqui Acolá foi conferir o ensaio e conversar com Ronaldo de Andrade, ator veterano, presidente da ATA, exímio conhecedor e militante do teatro alagoano, que vive Lêdo Ivo no palco.

O ESPETÁCULO

 A montagem teatral A Terra do Lêdo Ivo estreou em 2014, durante o projeto Palco Aberto, na ocasião do aniversário de 104 anos do Teatro Deodoro. Adaptado e interpretado por Ronaldo de Andrade, a peça compila poemas e textos do grande poeta alagoano Lêdo Ivo, falecido em 2012. Em entrevista, Ronaldo de Andrade fala sobre a montagem teatral .Confira!

LÊDO IVO 

O jornalista Lêdo Ivo, foi também escritor de prosa e verso. Nasceu em Maceió, no dia 18 de fevereiro de 1924. Faleceu no dia 23 de dezembro de 2012, aos 88 anos, na Espanha.

O ensaísta alagoano é considerado uma das figuras de maior destaque na moderna literatura brasileira, notadamente na poesia. Seu romance Ninho de cobras (1973) foi traduzido para o inglês e dinamarquês. No México, saíram várias coletâneas de seus poemas, em Lima, Peru, foi editada uma antologia, “Poemas”, e na Espanha saiu a antologia “La moneda perdida”.

Lêdo Ivo era membro da Academia Brasileira de Letras, eleito em 13 de novembro de 1986 para ocupar a cadeira 10, sucedendo o escritor Orígenes Lessa.

Ronaldo de Andrade fala da emoção de interpretar o poeta maceioense no teatro. Acompanhe o relato!

ELENCO E PRODUÇÃO

Além de Ronaldo de Andrade, trabalham em A Terra do Lêdo Ivo, os atores Wellington Lira, que substituiu Petrúcio Trindade, André Lins, Monique Dantas e Lindianne Heliomarie, que junto com Juliana Teles, é responsável também pela iluminação; sonoplastia de Jefferson; Rivaldo Lisboa na assistência de direção. A direção musical é do cantor e compositor Mácleim; o figurino, os adereços, a cenografia e a arte gráfica, do artista plástico Agélio Novaes.

17277901778_3a765a2ab0_b

PROGRAMAÇÃO DA ATA

Fora a temporada teatral no Centro Cultural Arte Pajuçara, a ATA preparou uma programação especial dedicada ao Mês do Teatro Alagoano, com a tradicional homenagem a  atriz Linda Mascarenhas e publicação de uma revista. Saiba mais!

TEATRO ALAGOANO

O Dia do Teatro Alagoano foi instituído em homenagem a atriz Linda Mascarenhas. Todos os anos sua história de dedicação, trabalho, e amor ao teatro local são rememorados no dia de seu nascimento, 14 de maio. Não apenas na data, mas durante todo o mês de maio, Maceió conta com uma agenda teatral bastante movimentada com apresentações e espetáculos locais e nacionais. Mas qual a atual situação do teatro alagoano no resto do ano.

Na entrevista, Ronaldo de Andrade faz um breve relato  sobre o nosso teatro.Ouça!

Não é de hoje que o teatro alagoano procura se profissionalizar e nesta busca árdua, constante e muitas vezes solitária algumas conquistas foram de fundamental importância. Neste bate-papo, Ronaldo de Andrade aponta algumas boas iniciativas.

Andrade destaca ainda a importância de uma ação mais efetiva do poder público. Confira!


A Terra de Ledo Ivo | LOCAL: Centro Cultural Arte Pajuçara | QUANDO: Todas às sextas-feiras | HORÁRIO: sempre às 20h | CONTATO: 3241 1880 |INGRESSOS: 30 e 15 reais. BLOG: associacaoteatraldasalagoas.blogspot.com.br

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: