Iniciamos nossa jornada pelo universo da 7ª arte com A Viagem. Para esta semana, vamos indicar outro filme que trata também de tempos distintos. A nossa aposta desta vez vai para o longa-metragem “As Horas” (2002), de Stephen Daldry, baseado no livro homônimo, de Michael Cunningham. A história acontece em três períodos diferentes, três mulheres, três vidas, uma conexão – o livro “Mrs. Dalloway”, de Virginia Woolf, que também é personagem desta trama.
Nos anos 20, a perturbada escritora Virginia Woolf (interpretada por Nicole Kidman) escreve seu primeiro grande romance “Mrs. Dalloway”. Afastada da vida agitada de Londres por seu marido e a conselho médico, Virginia luta contra o fantasma da melancolia.
Em 1949 vive Laura Brown (interpretada por Julianne Moore), uma dona de casa grávida, mãe do pequeno Richard, que mora em Los Angeles, planeja uma festa de aniversário para o marido e não consegue parar de ler o livro.
E na Nova Iorque dos dias de hoje, a editora Clarissa Vaugham (interpretada por Meryl Streep) concentra toda sua dedicação ao amigo Richard, um poeta por quem é profundamente apaixonada e que está com AIDS, à beira da morte.
Dentre as personagens femininas existe uma mulher que gostaria de ser a personagem do romance que está lendo, a outra, que o escreve (a própria Virgínia Woolf) e por fim, outra que vive o romance.
As personagens experimentam sentimentos comuns como a tristeza, à insatisfação e o fracasso. As lutas e sofrimentos vivenciados por estas mulheres são universais. Cada uma luta para dar sentido à sua existência com o objetivo de ser feliz, mas aos poucos descobrem que nem sempre a vida é aquela que se espera, nem sempre as horas são diferentes.
Direção: Stephen Daldry | Roteiro: Michael Cunningham (romance), David Hare (roteiro) | Gênero: Drama | Origem: Estados Unidos | Duração: 114 minutos | Ano: 2002|