Arquitetura & Design Livros

SESSÃO LEITURA| Linha do tempo do design gráfico no Brasil

A indicação de estreia da Sessão Leitura fica por conta do livro “Linha do tempo do design gráfico no Brasil”, de autoria de Chico Homem de Melo (Organização e textos) e Elaine Ramos (Organização e Design), lançado em 2012, pela Editora Cosac Naify. A obra é referência obrigatória para pesquisadores, estudantes e profissionais de design, artes visuais e publicidade, e é também um fascinante registro da cultura visual brasileira. E o melhor é que a obra poderá se adquirida em livrarias alagoanas.

A indicação de estreia da Sessão Leitura fica por conta do livro Linha do tempo do design gráfico no Brasil, de autoria de Chico Homem de Melo (Organização e textos) e Elaine Ramos (Organização e Design), lançado em 2012, pela Editora Cosac Naify.  A obra é referência obrigatória para pesquisadores, estudantes e profissionais de design, artes visuais e publicidade, e é também um fascinante registro da cultura visual brasileira. E o melhor é que o livro poderá se adquirido em livrarias alagoanas.

1922_Programa_Semana_de_22_AcSacche_490
Semana de arte moderna. 1922. “Clássicos modernistas”: Programa, por Di Cavalcanti

Linha do tempo do design gráfico no Brasil é simplesmente o maior levantamento já feito sobre design gráfico do país. Dois séculos de produção, que vão do início do XIX ao final do século XX, desfilam por 744 páginas em mais de 1600 imagens em cores, num delicioso testemunho visual da história do Brasil neste período, capaz de despertar as lembranças de públicos muito variados.

Capa de disco de 1965 O fino do Fino. Autor Carlos Prósperi. 31 x 31 cm
Capa de disco de 1965 – O fino do Fino. Autor: Carlos Prósperi. 31 x 31 cm

Organizada pelo designer e professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP Chico Homem de Melo, que assina textos e comentários, e pela diretora de arte da Cosac Naify, Elaine Ramos, responsável pelo projeto gráfico, o projeto consumiu três anos de pesquisa no mapeamento de livros, revistas, jornais, sinais, cartazes, discos, selos postais e cédulas.

tumblr_lzn3tcaGEy1r3qhgvo1_1280
É carnaval! A Revista da Semana durou de 1900 a 1959

O resultado traz inúmeras descobertas e redescobertas, como as capas da revista pernambucana Pra Você, as movimentadas páginas do tabloide Raposa, a fantástica coleção de livros Museus do mundo, a potente produção de designers como Fred Jordan e Fernando Lemos e capas de Lasar Segall e Cícero Dias para revistas dos anos 40.

tumblr_m1m5mabR5C1r3qhgvo2_1280

IN BOK - SITE

tumblr_lymgjvweOc1r3qhgvo1_1280

A obra é organizada em dez capítulos. O primeiro é dedicado ao século XIX, o segundo as duas primeiras décadas do século XX e os restantes às demais. Os capítulos são apresentados ao leitor numa macroperiodização que os organiza em quatro eras: a da tipografia de chumbo (século XIX), a da ilustração (de início a meados do século XX), a da fotografia (de meados do século XX aos anos 1980) e a era digital (a partir dos anos 1990).

Revista Sports São Paulo, ano 2, numero 12, junho de 1921.
Revista Sports – São Paulo, ano 2, numero 12, junho de 1921.

Cada capítulo é precedido por textos curtos, que contextualizam a produção e apontam seus principais pontos de interesse, acompanhados de uma lista de efemérides históricas que situam o leitor num contexto mais amplo. As obras reproduzidas no livro pertencem a oito categorias fundamentais: livros, revistas e jornais; sinais, cartazes e discos; selos postais e cédulas.

DSC_0029-960x615

livro-design-6

DSC_0027

DSC_0025-960x608

Confira  entrevista com os organizadores do livro ao programa Metrópolis, da TV Cultura.


Com informações do release da editora Cosac Naify assinado por André Stolarski.

Linha do tempo do design gráfico no Brasil

Organização e textos: Chico Homem de Melo | Organização e design: Elaine Ramos | Prefácio: Steven Heller | Idioma: Português| Ano: 2012 | 744 páginas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: