Movie Arte

|SESSÃO PIPOCA | A VIAGEM

Aqui Acolá vamos indicar uma película que já não está em cartaz, mas que vale uma busca. A ideia é que o filme trate sempre sobre Lugares e/ou Pessoas. Para começar, nossa aposta vai para Cloud Atlas (no original), com titulo brasileiro “A Viagem“, dos irmãos Andy e Lana Wachowski, da trilogia “Matrix”, que assinam a direção junto com Tom Tykwer, de “Corra, Lola, Corra!”.  A estreia aconteceu no Brasil em 2013, então não vai ser tão complicado encontrar.

103618_001_m

Baseado no romance homônimo de David Mitchell, “A Viagem” acompanha seis histórias que vão desde o Pacífico Sul do século 19 ao futuro, depois de um apocalipse nuclear. As narrativas são separadas e vagamente relacionadas, ocorrem em tempos e lugares diferentes – passado, presente e futuro-, mas conectadas, mostrando como um simples ato pode atravessar séculos.

tom-hanks-susan-sarandon-cloud-atlas

 A trama também mostra, através de ação, mistério e romance, como um indivíduo, moldado para ser assassino, se transforma em herói, assim como um único ato de bondade que ecoa através dos séculos vai influenciar uma revolução, num futuro distante. A sutil conexão, ainda que poderosa, sugere relações cármicas e vidas passadas, indicando que toda a ação, boa ou ruim, realizada em uma existência refletirá nas próximas.

cloud-atlas-20

Os atores principais são: Tom Hanks, Halle Berry, Hugh Grant, Susan Sarandon, Jim Broadbent, Hugo Weaving, Jim Sturgess, Ben Whishaw, Keith David, David Gyasi, Zhou Xun e Doona Bae . Para dar unidade ao todo, o mesmo elenco foi utilizado no filme inteiro. Todos os atores estão em todos os segmentos. Alguns deles estão irreconhecíveis de uma narrativa para outra – com a produção ousando transformar ocidentais em orientais, negros em caucasianos, gente em mutante, e com variações até mesmo de sexo.

103618_011_m

Ainda que alguns críticos tenham torcido o nariz para o filme, a obra merece ser vista. A atuação excepcional dos atores, fotografia, composição, direção de arte, figurino e trilha sonora são um convite à parte para embarcar nesta viagem. Além disso, o filme nos faz também refletir sobre nossas ações e como elas podem ser refletidas no futuro.

cena-do-filme-a-viagem-1


E para quem ficou encucado com essa trama, aqui vai algumas dicas: [APÊNDICE] Para Entender A Viagem / Cloud Atlas Veja as transformações dos atores da ficção científica ‘A Viagem’ DP/30: The Oral History Of Hollywood (entrevista com os diretores sobre o filme)


Título Original: Cloud Atlas País de Origem: Alemanha / EUA / Hong Kong / Cingapura Gênero: Ficção Científica, Filmes 2013 Duração: 172 Minutos Ano de Lançamento: 2013

um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: